Como nossos alunos estão aprendendo no período de quarentena

Desde o dia 19 de março, em cumprimento às orientações dos órgãos competentes, a Escola Dora Dimer aderiu a suspensão das aulas presenciais como medida preventiva para evitar o risco de contágio do novo Coronavírus – COVID-19. Nesse mesmo dia, professores e coordenadores pedagógicos se reuniram para definir as melhores práticas para transformar as aulas presenciais em aulas online, modalidade aprovada pelo Conselho Estadual de Educação. Assim, desde o dia 23 de março, o isolamento social e a quarentena dos alunos do Dora são vividos com a Educação a Distância (EaD).

Como estão sendo as aulas

As aulas acontecem no formato EaD, de acordo com a ferramenta adequada a cada nível de ensino. A Plataforma Google Classroom foi adotada para o Maternal e a Plataforma UNOi para o Pré 4, Pré 5, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Através da Plataforma UNOi, que é uma das melhores plataformas do Brasil, os professores registram presença, ensinam conteúdos novos e fazem avaliações. Estas aulas contam como dias letivos, evitando a necessidade de prolongamento do calendário escolar. A comunicação com o professor acontece através da plataforma e pela agenda virtual, recurso que já era utilizado pela escola. 

Professora Taina em home office.
Professora Katiéli ministra aula para a turma 21 na Plataforma UNOi.

Os livros impressos também estão sendo utilizados no estudo em casa e foram retirados pelos pais na escola. O compromisso das famílias tem sido garantir que os estudantes acompanhem as aulas e reservem o mesmo horário que estariam em aula presencial para o acesso às aulas online. As famílias têm contado com o suporte oferecido pela escola, tutoriais e canais disponibilizados para esclarecimento de dúvidas.

O aluno Arthur Matos se prepara para a primeira aula na Plataforma UNOi.

Na semana passada, o ensino remoto foi incrementado pelo uso do Zoom, programa que permite realizar chamadas de vídeo com várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, além de utilizar os recursos da Plataforma UNOi, os professores têm interagido com os alunos e as famílias em tempo real, superando a barreira da distância física da melhor forma possível.  

Professora Bianca realiza a primeira chamada com o Zoom e propõe uma brincadeira de adivinhações com a Turma 12. As crianças se divertem e aprendem sobre objetos diferentes com a mesma letra ou sílaba inicial.
Professora Taina reúne os alunos da turma 61 para uma aula de Espanhol no Zoom .
Professora Camila ministra aula sobre substantivos e interpretação textual para a turma 61.

Além da preocupação com os conteúdos, a escola também está atenta à saúde emocional da comunidade escolar. Assim, as aulas de socioemocional foram mantidas e direcionadas a todo esse contexto, ajudando alunos e familiares a passar com mais tranquilidade por esse momento. Segundo a psicóloga Rogéria Souza

Em tempos de crise, aprender a gerenciar as emoções é indispensável. Monitorar os pensamentos e perceber onde estão as oportunidades para crescermos nos motiva a seguir em frente.

Por isso, a disciplina de socioemocional é mais um recurso para auxiliar no desenvolvimento dos alunos e a superar essa fase.

A Escola Dora Dimer tem trabalhado arduamente para que tudo transcorra da melhor forma. O retorno das famílias e dos professores sobre esta forma de enfrentamento à suspensão de aulas presenciais tem sido muito positivo. 

As aulas foram um sucesso no Zoom! Eu adorei! Fizemos dinâmicas, teve participação dos pais. Foi bem acolhedor. Me deu um ânimo a mais. Acolheu o coração ver os alunos e os pais participando das aulas!

Diz Taina, Professora de Língua Espanhola e Língua Inglesa. 

Já a mãe de uma aluna relata que a filha adorou a aula em vídeo, principalmente por poder falar com a professora e os colegas. Só a proibiu de entrar no quarto de pijama! 

É um novo momento de novos aprendizados e do desenvolvimento de uma maior autonomia dos estudantes do Dora.